paraisópolis

 

O famoso Castelo de Pedras, casa de morador de Paraisópolis, é comparado com as obras de Gaudí

O famoso Castelo de Pedras, casa de morador de Paraisópolis, é comparado com as obras de Gaudí

Depois de mais de três meses de oficina em Paraisópolis, adquirimos nossa primeira câmera analógica, uma K1000 velhinha que comprei pela internet e veio direto do Paraná para cá. Com ela, já temos três câmeras para clicar – tenho levado uma câmera minha e outro aluno tem uma reflex antigona em ótimo estado.

Semana passada definimos o tema do ensaio fotográfico que realizaremos nos próximos meses. A sugestão dos jovens é fotografar estrangeiros que moram em Paraisópolis. Iniciamos nossas pesquisas e até agora descobrimos peruanos, chilenos e espanhóis que vivem na comunidade. Semana que vem conversaremos com o presidente da Associação de Moradores de Paraisópolis para mais indicações. 

Essa semana levei para os jovens o livro Povos de São Paulo, que reúne fotos, textos e frames dos documentários feitos em 2004 durante o projeto que leva o mesmo nome do livro e que foi idealizado por Iatã Cannabrava, fotógrafo e agitador cultural.

O tema do projeto era o mesmo, porém abrangendo a cidade de São Paulo inteira. As aborgadens fotográficas eram inúmeras, o que pôde oferecer aos meninos um belo leque de possibilidades. Eles participaram muito das leituras das imagens, questionaram ângulos e estilos. Busco levar sempre uma referência para rechear o repertório dos oficineiros e acho que a curtição tem sido mútua. Aos poucos eles vão ficando mais cientes do quanto precisam estar conscientes a cada clique.

A foto a cima, de uma das alunas,  foi feita durante um exercício de fotometragem. Fizemos um pequeno ensaio no castelinho, casa de Paraisópolis toda enfeitada com pedras, restos de louça e objetos que Estevão, o artista e dono da casa, arranja por todo canto. O resultado de sua arte é sempre comparado com Gaudí e lhe rende visitas toda semana, inclusive de estrangeiros.

Alunas de Paraisópolis

Algumas das minhas alunas, durante pauta no Castelo de Pedras

~ por Maíra em junho 17, 2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: