em busca das sombras

Na minha última aula de canto antes de viajar para a Califórnia, a Andrea chamou minha atenção para algo interessante em meu canto. Disse que eu deveria deixar as sombras aparecerem mais, que tudo estava sempre muito claro para mim.

sanfrancisco0501 sanfrancisco0485

Fiquei na dúvida do que isso significava. Estaria ela reclamando do meu excesso de sonoridade? Seria um problema de escutar de mais dentro de mim e me sentir sempre muito acompanhada pelos sons de dentro? E se eu brincasse mais com a incerteza?

ohmega0139

Como metáfora, ela sugeriu que eu fotografasse dentro do vaso, deixando que o escuro aparecesse, sem me incomodar com ele.  Eu ri. Não sabia se me ajudaria a cantar melhor, mas foi uma boa deixa para meu olhar fotográfico. Aquela idéia ficou dentro de mim e durante a viagem comecei uma brincadeira com as sombras.

Foi assim que surgiram essas duas pequenas séries. Não usei nenhum vaso, mas encontrei outras sombras durante minhas andanças fotográficas. Mais especificamente em dois lugares. Um deles, uma caverna com grafites que visitei no Albany Bulb, um parque na cidade onde mora minha irmã. Ela estava escura, mas algumas frestas de luz se infiltravam por buracos que permitiam a entrada do sol. Outro, o Ohmage Salvage, um espaço também em Albany que vende material usado para casa, desde antiguidades até móveis velhos mesmo, portas, janelas, maçanetas, esculturas, lustres, de tudo.

No meu canto, essa sombra permanece um mistério. Talvez eu tenha que arriscar mais, descobrir a beleza das sombras, do desconhecido. Talvez. Fica inaugurada aqui a pesquisa, na fotografia e na voz.

~ por Maíra em setembro 21, 2009.

Deixe uma resposta

 
