San Francisco murals

Mural no Clarion Alley - Jet Martinez

Um dos passeios que mais curti fazer durante minha viagem para São Francisco, no ano passado, foi visitar o Mission District, bairro onde se concentram os moradores de origem latina, em especial os mexicanos. Foi lá que tive a oportunidade de fotografar uma quantidade infindável de murais.

Culture Contains the Seeds of Resistance (Miranda Bergnman e O'Brian Thiele - 1984)

Eles eram especialmente bonitos. Encontrei desenhos feitos há muitos anos, um deles de 1984 que está praticamente intacto, apenas deteriorado pela ação do tempo. Há muitos becos que são famosos pelos murais e que valem o passeio, como Balmy e Clarion Alley. Muitos dos desenhos me chamaram atenção pelo engajamento político e a ligação com a cultura hispânica. Não poderia ser diferente, dado que esse pedaço de terra já foi do México e hoje eles vivem na região como imigrantes. Mas os temas variam bastante, sendo possível ver tanto imagens do candomblé quanto de imagens sagradas do oriente.

Naya Bihana (A New Dawn), mural localizado no Balmy Alley, pintado por Martin Travers em 2002.

Fiquei comovida com os traços de Joel Bergner, artista de El Salvador que reconheci em pelo menos três pontos diferentes do bairro. Ele fala da saudade, insere cenas de sua terra, da mulher e dos filhos que deixou para trás. Há também referências à capoeira, o que me fez suspeitar que ele fosse brasileiro até encontrar sua assinatura em um dos painéis. E foi só pesquisar na internet para descobrir que o mural Under the Sun of the Orishas, que ele desenhou com imagens de candomblé e capoeira, era uma homenagem à Casa de Candomblé Mãe Conceição, em Salvador, na Bahia.

Un Pasado Que Aun Vive, mural localizado no Balmy Alley (Joel Bergner - 2004)

O passeio pela região também vale pelas casas vitorianas, que estão presentes em toda São Francisco. Foi lá que fotografei uma das mais bonitas que vi durante a viagem.

Casa vitoriana - Mission District

Outras imagens dos murais podem ser vistas no meu flickr.

~ por Maíra em fevereiro 8, 2010.

3 Respostas to “San Francisco murals”

  1. Ma, estive em San Francisco quantas vezes? 5, 6? E nunca visitei essas obras. Que falha!

  2. Você sabia que a casa onde era gravado o sitcom Full House está à venda. Bagatela de U$ 4 milhões. Quer comprar? Que tal morar no mesmo lugar que o Uncle Jesse frequentou durante anos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: