foco em libras

Finalmente saiu o curso que escrevi no ano passado com a fotógrafa e educadora Karina Bacci. A partir de março, estarei ministrando, ao lado dela, um curso de fotografia para jovens surdos no MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Foco em Libras acredita no potencial transformador da foto quando utilizada para a expressão e meio de comunicação. Será um desafio e tanto ensinar surdos a fotografar e para tanto contaremos com a participação de um educador surdo e de uma intérprete.

Nossa proposta foi baseada na experiência do projeto Fotolibras, realizado em Recife desde 2007, que recentemente lançou um Guia para a elaboração de projetos de fotografia participativa com surdos. Desde sempre eles se engajaram na ideia de socializar a experiência do Fotolibras e incentivar o surgimento de iniciativas de fotografia para surdos pelo país. Sou muito grata à coordenação do projeto, que nos auxiliou desde o início da elaboração do Foco em Libras.

Desde que comecei a fotografar para a Mais Diferenças que me interesso pela comunidade surda e esta será uma oportunidade de aprender mais e dar visibilidade à cultura dos surdos. Não encontro registros fotográficos sobre a comunidade surda, pelo menos nenhum trabalho com consistência e profundidade, nem mesmo notícias sobre fotógrafos surdos. Aliás, se alguém tiver alguma dica para me passar, adoraria saber.

Acredito que o abismo de comunicação entre ouvintes e surdos, assim como a falta de convivência entre esses grupos, faz com que não tenhamos ideia de como é a cultura surda. Essa realidade é comum até mesmo em famílias ouvintes onde nascem surdos. Espero que o curso no MAM possa trazer alguma luz a esse ponto, e que possamos conhecer um pouco mais sobre os surdos através do olhar deles.

Foco em Libras

Professoras: Karina Bacci e Maíra Soares
Horário: terças, das 13h às 16h
Início: 2 de março de 2010
Valor: gratuito

Inscrições:
• Pessoalmente no MAM-SP, a partir das 14h00. Endereço: Parque do Ibirapuera, portão 3 – s/no – São Paulo – SP – Brasil – 04094- 000.
• Pelo telefone: (11) 5085-1314, com Débora a partir das 14h00, ou deixando um recado na caixa postal do Igual Diferente no período da manhã.
• Pelo e-mail: igualdiferente@mam.org.br

~ por Maíra em fevereiro 12, 2010.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: