casa da vó

Tem coisa mais deliciosa que visitar a avó?

Agora que meu avô se foi, eu e um grupo de primos tomamos vergonha na cara e decidimos visitar minha avó todas as segundas-feiras. Com a quantidade exorbitante de filhos que ela tem (meus avós tiveram 13 filhos), o que não falta é companhia a ela durante os almoços da semana. Meus tios sempre tiveram os dias marcados para se sentarem à mesa e percebemos que às segundas havia uma brecha.

Já fazia um tempo que eu estava com vontade de filmar meus avós. Fico feliz que o tenha feito no Natal, assim pude recolher um depoimento do meu avô um mês antes dele morrer. Estou mexendo no material que produzi e juntando a ele algumas ideias, pois filmei de improviso, ainda sem roteiro na cabeça. Era só uma vontade de ter um vídeo com eles.

Na semana passada, quando inauguramos o “horário dos netos”, levantei com minha avó a possibilidade de filmar relatos de sua vida. “Eu tenho um caderno onde estou terminando de escrever minha história, se quiser posso te emprestar depois”, me ofereceu. Expliquei que para fazer um vídeo, seria importante que ela falasse sobre sua vida para a câmera.

Não consegui que ela aceitasse a proposta. Com 95 anos de idade, não posso culpá-la de se sentir sem fôlego para um projeto como esse.

Mas nada me impede de roubar algumas imagens. Espero que ela não se chateie, porque a vontade que deu foi de tornar essa prática constante. Ainda mais agora que estarei lá todas as semanas.

Hoje filmei ela montando colares para as netas. Com toda a paciência e delicadeza, sem pressa. Essa é minha avó. Para assistir o vídeo, clique aqui ou nas imagens desse post.

~ por Maíra em março 1, 2010.

Deixe uma resposta

 
