hoje meus alunos me deram uma aula

No primeiro encontro do ano, propus que fizéssemos o exercício do olho, que aprendi no workshop Descondicionamento do Olhar, com o Claudio Feijó.

Confesso que não tinha certeza se essa dinâmica faria muito sentido para minhas alunas e desde então tenho recebido uma série de tapas na cara (todos no bom sentido). É bom quando somos desconstruídos/descondicionados pelas experiências que arriscamos viver.

Aline (13 anos) fotografou a esperança.

Pedi para minha alunas desenharem um olho grande em uma cartolina. Dentro dele, deveriam colocar palavras que representassem qualidades positivas que elas reconheciam ter em seu olhar sobre o mundo hoje. Do lado de fora, qualidades que gostariam de conquistar no seu jeito de olhar. As instruções detalhadas podem ser lidas no blog do Geração Jovem em Ação.

Cheila fotografou o momento presente em oposição à indefinição do caminho futuro. O foco está na escolha de viver o presente. O que virá é visto como um jogo, uma brincadeira que não é possível prever onde vai dar, ainda que aponte para um lugar certo.

Elas ficaram tão entusiasmadas com o debate que se desenrolou na sequência do exercício que pediram para fotografar o que estava dentro e fora do olho. Claro! Então foi esse o tema da nossa primeira saída fotográfica de 2010.

Jaqueline, 14 anos, representou a solidão e o abandono. Não satisfeita com a poesia dessa imagem, continuou sua investigação usando a mesma composição nessa fotografia abaixo.

Jaqueline - a solidão e o abandono.

Busquei os filmes revelados na semana passada e logo que bati o olho identifiquei imagens belas e instigantes. Não via a hora de indagar as autoras sobre suas produções. Sempre procuro certificar se houve intencionalidade na elaboração das fotografias, não basta apenas que elas sejam bonitas ou bem feitas. Quero saber o que querem expressar e o quanto de consciência meu alunos têm do processo de criação e da força ou fragilidade das imagens que resultam dele.

"No meu olhar não existe o lado explorador. Eu quero achar 'uma luz' num lugar onde só existem sombras, tenho que me aventurar nisso para descobrir um lado 'iluminado' das coisas que eu não conheço ou conheço" - Jaqueline, em texto que escreveu sobre o olho antes da saída fotográfica.

Pois bem, hoje foi o dia da revelação e mais uma vez me surpreendi. Projetei as fotografias na parede e tomei uma aula das minhas alunas. Para completar, foi o primeiro dia de mais 5 jovens que se uniram à oficina – finalmente temos rapazes no grupo. Interessadíssimos, arriscaram inúmeras interpretações inteligentes a respeito das imagens das recém colegas.

Essa foto é da Francisca Mirelle. Ela não participou da conversa, mas essa imagem trouxe tantas leituras que resolvi publicá-la. Para os jovens, ela representa o crescimento e a maturidade que adquirimos ao longo da vida. Enquanto cresce, o ser humano ganha mais espaço e contato com o mundo, adquirindo mais clareza das coisas.

Como podem ver, as imagens falam por si e os textos da semana que vem com certeza serão muito mais ricos que qualquer tentativa minha de analisar mais o que foi o encontro de hoje.

~ por Maíra em março 5, 2010.

8 Respostas to “hoje meus alunos me deram uma aula”

  1. Ma, que coisa fantástica. Esses jovens são mesmo incríveis. Parabéns pelo trabalho!

  2. As fotos são incríveis! Ainda mais interessantes os sentidos atribuídos a elas pelos alunos.. tão lúcidos não?! Me fez pensar no que ando fotografando…

    • eu fiquei com a mesma sensação, refletindo sobre minhas fotografias, sentindo que a dimensão do que produzo poderia ser muito maior. dar aula é uma aventura mesmo.
      bjos

  3. Lindo trabalho o seu, que fotos! Difícil ensinar esse olhar que vc tem. E vc consegue! Parabéns

  4. Muito obrigada gente pelos elogios, mas tudo isso saiu por causa da maíra \o

  5. Oii gente, bom eu vou comentar das minhas fotos, a segunda eu queria mostra a solidão ou a separação que causa abandono ou a tristeza também, no caso da segunda foto, voce sofre por amor mas está separada dele por coisas inunteis, então essa foto que eu não achei que ficou legal causou.

  6. […] imagens de cima foram feitas numa aula sobre cor e essa debaixo durante o exercício do […]

  7. […] imagens de cima foram feitas numa aula sobre cor e essa debaixo durante o exercício do […]

Deixe uma resposta

 
