refletindo as imagens

“Essa foto me mostra algo que quer sair, mas sair e logo. A sombra da foto representa o medo, o escondido esperando o momento certo para realmente mostrar quem ele é, não somente a sua sombra. Sem o medo, estaria mostrando uma bicicleta com qualidades brilhantes, uma bicicleta que todos queriam ter” – Aline Souza

Nessa terça, pedi para os jovens de Paraisópolis produzirem textos retomando a leitura das fotografias tiradas esse ano. Reproduzo nesse post alguns trechos dos escritos, mas vale a pena visitar o blog Geração Jovem para ver o todo.

“Nas sombras você vai descobrir o que sabe e o que não sabe, através da curiosidade do lado explorador. Quando eu tirei essas fotos senti a sensação que não iam sair boas, iam sair com muita luz e não iam ter foco, mas quando vi elas reveladas pensei ‘cara, fui eu que tirei essas fotos?’. As fotos me deram a sensação de que onde existe luz existe sombra.” – Jaqueline Maria

“Essa foto me chamou muita atenção por causa do cachorro que está todo machucado, sozinho e triste. Isso pra mim é abandono porque quando você pega um cachorro pra criar, cuida, dá carinho, alimenta e depois você joga fora, é como se fosse um lixo.

Eu me inspirei no que eu acabei de escrever em mim porque tem vezes que eu estou em casa, a pessoas da minha família estão conversando e eu fico meio de lado. Por isso eu escolhi a foto do cachorro.” – Luiz Carlos Campos, refletindo sobre fotografia de Jaqueline Maria.

Adoro acompanhar a leitura que eles fazem. Me faz refletir muito sobre as possibilidades que a fotografia apresenta como expressão do próprio olhar. Me faz refletir sobre a minha produção pessoal. É bom saber que eles estão produzindo as fotos com intenções claras e com qualidade muito superior às imagens que eles pesquisaram antes das saídas para representar as palavras do exercício do olho.

~ por Maíra em março 11, 2010.

Deixe uma resposta

 
