a educação é um direito humano

Descobri que adoro montar exposições, pensar o conjunto de imagens, desenhar sua narrativa e propor o caminho a ser percorrido pelo olhar do expectador.

Hoje passei a tarde ajudando na montagem da exposição “A Educação é um Direito: pela não Discriminação na América Latina e no Caribe” – minha primeira experiência como curadora – que será inaugurada essa segunda, dia 3 de maio, no Memorial da America Latina. Realizada pela CLADE – Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação – , a exposição traz um conjunto de 36 fotografias que propõe dar visibilidade para a questão da discriminação na educação para que se pense em formas de superação desta realidade.

Foi um desafio representar a diversidade de países e realidades da educação em tantos países da América Latina. Nas imagens, trouxemos um panorama sobre a educação de indígenas, afro-descendentes, refugiados, pessoas com deficiência, pessoas em privação de liberdade, adolescentes grávidas, jovens e adultos. Contextos do campo e das periferias das cidades também estão representados através das fotografias. O Haiti recebe destaque com belíssimas imagens de Sergio Ranalli.

Fico contente de ter reunido um time de fotógrafos de primeira: André Faccioli, Bruno Magalhães, Fernando Martinho, Gilvan Barreto, Gustavo Scatena, Iatã Cannabrava, João Zinclar, Leo Drumond, Leonardo Melgarejo, Marcelo Min, Sergio Ranalli, Tatiana Cardeal e Toni Pires são alguns dos parceiros que fazem parte da exposição. Sou muito grata pela generosidade de cada um deles em participar dessa campanha.

O lançamento da mostra acontecerá junto com a abertura da 6ª Assembleia da CLADE, evento que terá participação especial do relator da ONU sobre o direito à educação, Vernor Muñoz. Em breve, essas imagens ganharão itinerância e serão exibidas em outros países da América Latina e Caribe.

Exposição Fotográfica: A educação é um direito humano. Pela não discriminação na América Latina e Caribe.

Local: Biblioteca do Memorial da América Latina

Quando: de 3 a 29 de maio de 2010

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo – Brasil

(de 2a à 6a, das 9h às 18h – sábado, das 9h às 15h)

~ por Maíra em maio 3, 2010.

2 Respostas to “a educação é um direito humano”

  1. […] exposição que eu organizei no mês passado para a CLADE e ficou em cartaz no Memorial da América Latina […]

  2. […] exposição que eu organizei no mês passado para a CLADE e ficou em cartaz no Memorial da América Latina […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: