um carinho. para joão.

No começo eu estranhei, não achei que fosse possível. Quem iria imaginar o João Gilberto, tão famoso por seu comportamento recluso e de poucas palavras, avesso à imprensa e aparições públicas, como acreditar nele como usuário voraz do Facebook, com milhares de amigos, postando vídeos, fazendo e respondendo comentários, publicando vídeos de outros músicos, fazendo homenagens a desconhecidos, compartilhando suas alegrias, dores, reflexões?

Eu pensei que era uma brincadeira. Até que li algumas matérias sobre a polêmica na internet e essa semana convidei o mestre para ser meu amigo. Horas depois lá estava eu a admirar seus vídeos postados, achando graça nas frases que vinham com pontinhos entre as sílabas e palavras, como que marcando compassos. Eram declarações puras e sinceras, cheias de carinho aos “amigos”, como ele nos chama. Sim, a internet tinha possibilitado um milagre, interagir com o maior mito da música brasileira.

es.tou se.m sono. nesta madrugada de quinta-feira.observando as estr.elas do leblon.amo o rio de janeiro.histórias.tanta história. meu carinho. joão.

E sabendo que nosso gênio é de lua, decidi postar um vídeo em sua homenagem – o quanto antes. Eu tenho feito isso ultimamente. Gravo vídeos caseiros de sambas e músicas brasileiras que gosto e sei tocar no violão. Quando posso, envio o link para o compositor ou intérprete que me inspirou conhecer a versão. Na maioria das vezes, recebo respostas atenciosas e com elogios, incentivos. Foi assim com a Mariana Aydar e o Rômulo Fróes, em especial, eles foram bem queridos. Essa brincadeira começou mesmo quando eu participei de um concurso do Gil, ano retrasado e assisti a um vídeo dele me elogiando. Aquilo me deu ânimo para soltar a voz no mundo virtual, esse espaço de possibilidades infinitas.

um. dia. complicado. boa. tarde. aos ami.gos. meu carinho. joão.

Hoje o João acordou tristonho, por conta do falecimento da mãe do Chico, que já foi sua sogra e era avó da Bebel, sua filha com a Miucha. Mandei uma mensagem pessoal para ele com o vídeo desejando que ele ficasse bem.

joão.essa.é.pra. você.uma. pequena.homenagem. uma.pequena. lembrança.das. tantas. vezes.que. passei.horas. escutando.seus. discos.de.vinil. e.namorando. seu.violão.e.sua.voz.

em menos de dez minutos, lá estava sua resposta: coisa linda.mairinha.como agradeço? um beijo.um amor.um carinho. emocionado.com seu video.vou compartilhar.joão.

Preciso dizer que quase caí da cadeira?

Na sequência, lá estava meu vídeo no perfil dele com o comentário:

querida.maíra. vejo seus pon.tinhos. e fico rindo. parecem os meus. gozado isso. obrigado pe.lo seu vi.deo. muito cari.nho. obrigado pela pre.ocupação.pela sensibi.lidade. seu violão.mara.vilhoso.só.posso.re.tribuir.com a mesma c.oisa. meu carinho. sempre. joão

e em seguida um vídeo dele mesmo cantando É Preciso Perdoar com a seguinte declaração:

a tris.teza. não tem fim. os ami.gos. uma dá.diva. queria. agrade.cer.a cada pess.oa desse grupo .de amigos. desculpas.se acabo.errando.eu tenho carinho por.to.dos.temos dias.de dores. essa.dedico à maira.retribuo o carinho . boa noite . joão.

Bom, depois dessa meu fim-de-semana está ganho. Não estou sentindo muito meus pés no chão.

~ por Maíra em maio 9, 2010.

2 Respostas to “um carinho. para joão.”

  1. Ma, o João foi genro da da. Amélia, já que foi casado com a Miúcha, irmã do Chico, e a Bebel, filha de ambos, é portanto neta dela.

  2. é verdade, vou arrumar no texto.

Deixe uma resposta

 
