corpo-sinalizante

Sexta-feira saio de viagem para a Amazônia e fico duas semanas fora de São Paulo. Hoje tivemos um dia produtivo no curso do MAM. Pela primeira vez os alunos fotografaram o tema da surdez, depois que tivemos uma longa conversa baseada em notícias que eles recolheram nos últimos dias sobre cultura surda e surdez.

Eles tiveram dificuldade de encontrar matérias que falassem da surdez – mais raras as que sabiam como abordar o assunto. Debatemos sobre o uso de implante, a importância da escola especial para surdos continuar de portas abertas, a importância da língua de sinais e da valorização da identidade surda, a luta pelas legendas em filmes e programas de televisão nacionais.

Saí de lá com um tanto de saudade antecipada.

Deixo aqui dois vídeos bacanas que o grupo Corpo-Sinalizante produziu. Um deles é um ciclo de histórias contadas por surdos. Quem assistir até o final verá como o Leo, educador surdo que também está no corpo docente do Libras em Foco, entrou em contato com a música e se apaixonou por ela.

O outro vídeo mostra uma intervenção urbana que o Corpo-Sinalizante fez na porta de cinemas e emissoras para exigir o uso de legenda em filmes e programas nacionais.

O mais legal de tudo isso foi que o Sesc deu atenção ao ato dos jovens surdos e acessibilizou o último festival deles com legenda e áudio descrição. Foi engraçado que os jovens do Corpo-Sinalizante souberam do festival e só quando foram ao Sesc souberam que a  acessibilidade nos filmes projetados tinha sido planejada por conta da ação deles.

~ por Maíra em maio 19, 2010.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: