paisagens humanas na Amazônia


Verônica - Mercado Municipal em Cruzeiro do Sul, Acre

Esse mês fui chamada para visitar a Amazônia com o propósito de acompanhar uma empresa de micro crédito que quer investir na região. Nossa missão é fazer um mapeamento dos pequenos negócios que giram por aqui, desde mercados de subsistência até os de pequeno porte.

Carmelina, 59 anos, vende limão e laranja no Mercado Municipal de Cruzeiro do Sul há 5 décadas.

É minha primeira viagem para a região Norte do Brasil. Sempre imaginei que seria emocionante chegar por aqui, me deparar com as paisagens naturais da floresta ainda durante o voo, caminhar pelo mato adentro, sentir o cheiro da selva, ter contato com índios.

Bom, até agora só voei de madrugada ou em dia nublado, pouco aproveitei da vista aérea. Nossos passeios estão bem mais concentrados nas áreas urbanas, onde se concentram os pequenos comércios. Estou aqui há quase uma semana e não vi um índio, não peguei um barco, não vi quase nada da floresta…

Isso não quer dizer que a viagem não esteja valendo a pena, pelo contrário. Conhecer o brasileiro simples que vive aqui é uma escola, não me canso de achar graça em ter contato com nossa gente, saber de tantas histórias e descobrir como vive o povo nos quatro cantos do país. Aos poucos, quero ver se dou conta de publicar algumas imagens da viagem, que terá passagens pelo Acre, Rondônia e Pará.

Depois de visitar seis municípios no Acre (Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Rio Branco, Senador Guiomar e Bujari) e um no sul da Amazônia (Guajará), hoje chegamos em Porto Velho. Amanhã traçaremos nossa rota por Rondônia, vamos ver no que vai dar…

Comércio de arroz em Cruzeiro do Sul, Acre

~ por Maíra em maio 27, 2010.

Uma resposta to “paisagens humanas na Amazônia”

  1. limdooooooooo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: