Minha Paraty

Foto: Pablo Taufner

Acabo de voltar do 6o Paraty em Foco, encontro internacional de fotografia, onde pela primeira ver participei como oficineira de jovens das comunidades de Paraty. Ao todo eram dez meninos e meninas do ITAE e Casa Escola, entre 10 e 16 anos, que foram convocados para participar do evento como Repórteres Mirins, sob coordenação minha e da fotógrafa Inaê Coutinho.

Foto: Sávio Rangel

Durante o ano, esse jovens recebem aulas de fotografia de Giancarlo Mecarelli e Maxime Delmotte, fundadores do Paraty em Foco. Como resultado desse trabalho, os alunos estavam com duas lindas exposições durante o evento: Retratos de Família (ITAE) e Ilha das Cobras e Mangueira (Casa Escola), com fotografia dos bairros onde eles moram.

Foto: Vitor Hugo Rodrigues

Foto: Sávio Rangel

Aproveitando toda essa prática, sugerimos aos meninos que eles reinventassem Paraty com seus próprios olhos. Que explorassem as texturas, linhas, perspectivas, luzes e sombras. O resultado foi de emocionar. Eu e Inaê passávamos os almoços e jantares babando sobre as fotos e o empenho dos meninos, que mergulhavam de cabeça a cada proposta.

Foto: Roberto Junior

Eles pareciam verdadeiras esponjinhas, absorviam tudo o que projetávamos na parede e passavam a etapa prática da oficina numa busca intensa por imagens.

Foto: Lara Gomes de Paula

Foto: Lara Gomes de Paula

Para eles eu quis deixar claro: a forma como vocês veem Paraty é única, só de vocês e como repórteres mirins desse evento, o papel de vocês é fundamental. Portanto, aproveitem esse espaço para redescobrirem a cidade como quiserem, procurem imagens que não estão acostumados a ver no dia a dia, prestem atenção aos detalhes. Explorem pontos de vista diferentes, vejam de perto e de longe, de baixo e de cima, reparem nas sombras, nas formas. Reinventem Paraty com seus olhos.

Foto: Yuri Rodrigues

Foram três dias de oficina, três horas por dia para cada equipe de 5 repórteres. No domingo apresentamos um vídeo com a um resumo do que foi a cobertura na última palestra do Paraty em Foco, que discutia a fotografia multimídia. Foi uma correria danada, eu e a Inaê não estamos tão acostumadas com esse ritmo de produção de vídeo como nossos colegas. Por fim, esquecemos de incluir no multimídia o título que escolhemos para o ensaio: Minha Paraty.

~ por Maíra em setembro 22, 2010.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: