Divas do Samba – Clementina de Jesus

Clementina de Jesus nasceu em 1903, em Valença, no Rio de Janeiro. Desde criança acompanhava sua mãe ao trabalho de lavadeira e a escutava cantando modas, pontos e cantos de trabalho. Décadas mais tarde incluiria essas canções em seu repertório. Antes entrar para o meio artístico, no entanto, Clementina trabalhou mais de 20 anos como empregada doméstica. Sua carreira como cantora começou no início dos anos 60, quando casualmente foi descoberta pelo poeta Hermínio Bello de Carvalho cantarolando na Taberna da Glória.

De uma simplicidade imensa, que se pode conferir no sorriso e olhar terno dos vídeos espalhados pela rede em que ela aparece, essa mulher trazia em sua voz um peso ancestral, evocando a cultura africana, através de cânticos que aprendeu com a mãe, que era filha de escravos.

O contato com o samba também marcou sua trajetória. Em 1965, Hermínio Bello de Carvalho criou o espetáculo Rosa de Ouro, em que ela cantava ao lado de Elton Medeiros, Nelson Sargento e Paulinho da Viola, que estava em início de carreira. O sucesso foi tanto que o grupo circulou do Rio para São Paulo e Bahia e gravou dois LPs com as músicas do show.

O entusiasmo contagiou Elizeth Cardoso, que assistiu ao espetáculo inúmeras vezes e entrou em contato com Hermínio para gravar ela própria parte do repertório. Assim nasceu a parceria entre os dois e o disco Elizete Sobe o Morro, com canções de Nelson Cavaquinho, Zé Kéti, Paulinho da Viola, Cartola, Candeia, Nelson Sargento e afins.

Clementina conquistou diversos músicos, tendo participado de discos de João Bosco, Milton Nascimento e Alceu Valença. Outro disco histórico foi Gente da Antiga, em que gravou ao lado de Pixinguinha e João da Baiana.

Clementina morreu aos 85 anos, em 1987. Para finalizar esse post deixo o clipe do samba Partido Clementina de Jesus, feito por Candeia em sua homenagem e gravado por ela e Clara Nunes. A versão do youtube está bem lavada, mas o importante é ter acesso ao vídeo.

~ por Maíra em abril 15, 2011.

Uma resposta to “Divas do Samba – Clementina de Jesus”

  1. Bom texto! Enviei um e-mail na sua conta “foto@”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: